sábado, dezembro 16, 2006

Aprovado o Projecto e Orçamento 2007 - FPTA

Ficou aprovado por maioria, o Projecto e Orçamento apresentado para 2007 pela direcção da Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

Mais uma vez, não só os clubes que votaram contra o orçamento, não foram capazes de expor os seus argumentos, como não apresentaram nada de positivo ou algum tipo de proposta alternativa, baseando todos os seus argumentos na critica destrutiva.

No ano de 2007 teremos o apuramento para os Jogos Olímpicos, onde o tiro com arco terá de estar presente se quizer novamente colocar-se entre as Modalidades a apoiar pelo Estado Português.
Tendo sido a aposta da Direcção da FPTA tentar proporcionar ao maior numero possível de Atletas a possibilidade de contactos internacionais, em busca clara da Excelencia, quer seja a nível de estágios e protocolos com outras Federações de Topo ou participação em Competições Internacionais de alto nível, o Delegado do Ginásio Clube Português sugeriu que em vez disso se participasse numas provas em Espanha por serem mais baratas. Também as provas de "Elite" foram criticadas pelo simples facto de "serem mais caras" e sugerido que fossem feitas apenas provas "Nacionais"... Tenho que confessar que espanta-me que um clube como o GCP olhe apenas para o seu umbigo e defenda este tipo de posições, demonstrando claramente uma enorme falta de visão e ambição para a modalidade.

Foi novamente levantada a questão da necessidade de apoio jurídico e os custos inerentes. Infelizmente não há a mínima dúvida de que nos dias de hoje a contratação destes serviços é essencial para as Federações. Tal como sugerido por mim, aconselho todos a verem o comunicado da F.P .de Triatlo, pois situações idênticas já esteveram mais longe de acontecer na nossa modalidade.
Foi com agrado que constatamos que o "Plano de Modernização da FPTA" já está assegurado, estando já garantida pelo estado uma verba de 102 mil euros para execução do mesmo.
De acordo com a explicação da Direcção da FPTA, depois de implementado este programa grande parte da comunicação e tarefas passaram a ser feitas ONline. Os clubes terão uma área reservada onde passarão a fazer as inscrições de atletas, inscrições em provas, consulta de regulamentos de prova, etc... findo o prazo de inscrição uma listagem é enviada directamente ao clube organizador, onde poderão constar inclusive a distribuição dos atletas por linhas de tiro. Prevê-se que as pontuações fiquem automáticamente online, actualizando rankings, etc...
Esperemos que 2007 permita realizar em grande parte as iniciativas propostas pela Direcção da FPTA que no meu intender só irão beneficiar Nossa Modalidade.
.
.
João Freitas
Arco Bésta e Caça

Sem comentários: