sábado, março 31, 2007

1ª Competição da Taça do Mundo de Tiro com Arco, Ulsan, Coreia (Parte 3)

Dia 31/01/2007

8h00 Pequeno Almoço
9h00 Autocarro para para o Campo de tiro
As várias equipes vão chegando e os autocarros começam a estar cheios. A viagem para o campo foi longa e com muito trânsito.
O dia está de chuva e a meio do caminho escureceu tanto o céu que parecia de noite, tendo começado a trovejar.
Chegamos ao terreno da competição e fomos fazer as acreditações.
No exterior a chuva continua a cair, mas fomos espreitar o local de tiro.


O campo construido de raiz para o tiro com arco tem uma zona coberta, e mesas para os equipamentos.

11h30 Chegámos novamente ao Hotel, onde descansámos antes do almoço.

14h00 Ida para o campo de treino... Adiada para as 14h30...Adiada para as 14h45!

O tempo melhorou significativamente, passando a sol da parte da tarde.

Treinámos às várias distancias e os grupos estavam bastante melhores, notando-se uma maior confiança no grupo.



19h30 Jantar no Hotel

Desta vez o jantar foi noutra sala mais pequena pelo que acabámos por jantar no "privado" com alguns dos elementos da equipe da India.

sexta-feira, março 30, 2007

Presidente da FPTA é notícia no site do CM Leipzig

Durante uma deslocação particular à Alemanha, Carlos Freitas (presidente da FPTA) aproveitou para reunir com o Secretário Geral da Federação Alemã de Tiro com Arco, Jörg Brokamp, e obter as últimas novidades respeitantes ao torneio onde serão atribuídas a maioria das vagas Olímpicas.
A notícia pode ser vista no site do Campeonato.

1ª Competição da Taça do Mundo 2007, Ulsan, Coreia (Parte 2)

Dia, 30/02/2007

8h30 Acordar
O dia começou, para alguns, com uma corrida de meia hora para descontrair.
Após um merecido banho, o pequeno almoço de buffet ajudou a repor as calorias perdidas.

10h00 Ida para o Campo de treinos
Treinámos durante duas horas, tendo concentrado a nossa atenção sobretudo nas distâncias longas (90 e 70 metros)
A manhã estava parda e sem sol, à semelhança dos dias anteriores e faz um bocado de vento. A temperatura ronda os 10º, o que não dá para "bater o dente" mas não é propriamente calor.
Para o final da manhã já podiamos ver umas abertas nas nuvens...

12h30 Voltámos ao Hotel para almoçar e descansamos um pouco.

14h30 Novamente para o campo, agora concentrados nas distancias curtas.

A tarde esteve soalheira, dando um outro ânimo. No global o treino correu bem.

João Freitas queixou-se de alguns problemas físicos, nomeadamente de dores a nível das costas e fatiga mais geral que tem vindo a sentir nos últimos tempos.

Já com Nuno Pombo e Daniel Carmo está tudo bem. Os dois atletas treinaram sem limitações.

17h00 Final do treino, regresso ao hotel.

Aproveitámos para dar uma volta nas imediações do Hotel, onde pudemos passar por um mercado tradicional Coreano.

20h00 Jantámos e fomos para o quarto descançar.

quinta-feira, março 29, 2007

Página FPTA

A Página da Federação Portuguesa de Tiro com Arco tem sido remodelada e neste momento já é possível ter novamente acesso a alguma da informação importante que tinha desaparecido com a mudança para a nova página, tal como formulários, resultados, etc...

Dia 1 de Abril, Prova FPTA Campo

No próximo dia 1 de Abril estão previstas várias competições FPTA.

A competição nos Açores está confirmada, no entanto a competição da zona centro, marcada como a realizar pelo Sacavenense foi indicada devido a um engano de calendário, por parte da FPTA, não estando até à data confirmada outra em sua substituição.

1ª Competição da Taça do Mundo 2007, Ulsan, Coreia

A Coreia do Sul está neste momento a organizar o seu 7º Torneio Internacional, que é simultâneamente a 1ª Competição da Taça do Mundo de Tiro com Arco 2007.

Portugal é um dos 36 países participantes, tendo-se deslocado com uma equipe na categoria de arco Olímpico masculinos, composta por João Freitas, Nuno Pombo e Daniel Carmo.
A delegação Portuguesa é ainda composta pelo treinador, Adriano Dias e Chefe de Comitiva e Presidente de FPTA, Carlos Freitas.

Dia, 28/03/2007

10h30 Check In em Lisboa, Aeroporto da Portela.
Após a equipe estar toda reunida fomos para o Check-in, tendo sido surpreendidos pela nova regra da Lufhtansa de cobrar uma taxa de 40 euros por bagagem contendo equipamentos desportivos. Por isso já sabem o melhor é escolher outra companhia aérea!
Ainda semanas antes a FPTA voou na mesma companhia e não foram levantados problemas, nem fornecida nenhuma informação. O chefe de comitiva acabou por resolver o problema mas o certo é que lá embarcamos com 120 euros a menos.

Após 3 horas chegámos a Frankfurt, Alemanha, e preparámo-nos para mais 9 horas de voo até Seul, Coreia.

A viagem é cansativa mas o tempo lá foi passando, com a ajuda dos filmes exibidos a bordo.

29/03/2007

Chegámos finalmente ao aeroporto de Seul, e preparámo-nos para a viagem para o nosso destino final. Só faltava um voo mas ainda tinhamos de mudar de aeroporto.

Apanhamos um autocarro que faz as ligações entre aeroportos e meia hora depois já estavamos num novo Check-In na Korean Air. Tudo tratado e lá fomos comer algo antes do voo final, de mais uma hora, para Ulsan.

Chegámos ao Aeroporto de Ulsan, e fomos recebidos pela organização. A televisão estava à nossa espera e filmou a chegada. Tal como Seul, também o dia em Ulsan estava totalmente cinzento, não conseguimos ver o sol o que dá um ar triste à cidade.
Finalmente chegamos ao Hotel e pudemos descançar um pouco e tentar des-inchar as pernas, antes de Jantar.

terça-feira, março 27, 2007

1ª Competição de Elite Campo 2007

A competição de Elite Campo começou no passado Domingo. Este 1º Torneio teve a organização do Sport Grupo Sacavenense, de Manuela e Paulo Nabais. O Sacavenense, que comemorou mais um aniversário, entregou ainda um saco com pequenas lembranças e a tradicional garrafa de vinho a todos os participantes.As condições atmosféricas foram bastante boas, nomeadamente no respeitante ao vento, que foi fraco durante quase toda a competição. A chuva espreitou durante parte da prova mas só fez a sua aparição no final do Open.
À frente do Open Ana Rita Marques com 575 e João Freitas com 611 pontos, em recurvos senhoras e homens respectivamente. Nos compounds Liliana Cardoso com 628 e José Resende com 668 pontos passaram nos primeiros lugares.


As eliminatórias comecaram às 15h00.

Será preciso que a FPTA ajuste os regulamentos pois devido à não comparencia de alguns adversários vários arqueiros não puderam atirar nas primeiras eliminatórias (por não ter confronto), o que afectou nomeadamente os lugares cimeiros do Open.

A regra, apesar de bem aplicada, penaliza efectivamente os arqueiros sem confronto, visto que não existem bastidores para que possam atirar em simultâneo a 70 metros (tipo campo de treinos). É de mencionar que no pelo menos desta vez, foram colocados dois bastidores na extremidade do campo, mas a 10 metros.

No final, os destaques nas várias categorias vão para:

Recurvos Senhoras, com Ana Rita Marques que venceu em Séniores Senhoras o Open e eliminatórias no seu primeiro ano de Sénior.
Recurvos Homens, Carlos Batista do ACAL que apesar de ter acabado em 2º Lugar liderou até largar a última flecha, tendo apenas aí perdido para o seu colega Domingos Vaquinhas.
Compounds Senhoras, o 3º lugar foi uma boa "estreia" para Leonor Lourenço, agora nos palcos principais, em representação do Chão da Parada. Compounds Homens, Carlos Resende do Futebol Clube de Alverca acabou por ganhar ao seu ex-colega de equipe João Carvalho, quer no open quer na final.
O último destaque é para a Federação Portuguesa de Tiro com Arco que este ano chamou a si a responsabilidade dos prémios de Elite, criando uma medalha específica para este torneios, que achámos veio marcar ainda mais a positiva diferença.


quarta-feira, março 21, 2007

Sport Grupo Sacavenense recebe a 1ª Competição Elite Campo 2007

O Sport Grupo Sacavenese vai receber no seu relvado a primeira competição de Elite Campo de 2007.

As primeiras flechas serão atiradas a partir das 9h30, com 30 minutos para aquecimento, tendo a competição início às 10h00.
A prova consiste de um duplo 70, seguido de eliminatórias (após o intervalo para almoço)

segunda-feira, março 19, 2007

Pedro Santos - O emigrante do “Arco de Cartão”

O meu primeiro ano como arqueiro “emigrante” ficou marcado naturalmente não só a adaptação a uma nova realidade desportiva como também em relação aos dois clubes que entretanto me inscrevi.

Confesso que vivi um período inicial de alguma frustração quando pouco depois de me ter inscrito nos “London Archers” percebi que o ambiente era muito distante daquele que estava habituado em Portugal.
Isso reflectiu-se num período de alguns meses em que não senti nenhuma motivação para sequer treinar. Não que em algum momento me tivessem tratado menos bem, mas sentia-me como que um transplante em fase de rejeição.
E como dá para fácilmente entender, para além de ter que recuperar os meus índices de confiança tive de redobrar esse esforço por não sentir nenhum apoio da parte dos meus colegas do clube.

Após alguns meses de descanso “sabático” deitei mãos a obra e através da página da GNAS (Grande Sociedade Nacional de Arco), a FPTA cá da terra....
Consegui identificar dois clubes muito próximos em relação onde resido. Devo explicar que a razão inicial para ter escolhido os “London Archers” foi por pura sugestão de um secretário da GNAS que por erro, me indicou este clube como sendo o mais próximo a mim.

Estabeleci contacto com os dois clubes locais (Malden Bowmen e Non Such Archers) e imediatamente percebi que o que me tinha ocorrido durante os meses anteriores não tinha sido senão um erro de percurso.

Desde logo colocaram-se a minha inteira disposição e poucos dias depois, fui ver o local de treino dos Malden Bowmen.


Depois de alguns minutos de conversa percebi que tinha encontrado aquilo que queria e precisava! O resto segue no próximo capítulo.

Um abraço desde Londres.

Pedro Santos
(O emigrante do “Arco de Cartão”)

quarta-feira, março 14, 2007

Diário do Mundıal de Sala 2007, por João Freitas (2)


Dia 13/07/2007

8h30m Pequeno Almoço.

"Os amigos são para as ocasiões" e "Os amigos são para sempre!" Mais uma vez se comprova a força inigualável dos provérbios populares.

Há mais de dez anos, tinha eu acabado de fazer os 1300 pontos em campo e fui a um Grã Prix em Montelimar, França. Tal como desta vez o meu arco ficou perdido no aeroporto. A solução que encontrei foi pedir um arco emprestado a um Amigo.

Juan Carlos Holgado, de Espanha emprestou-me o seu 2º arco, e as flechas foram compradas a um Italiano.
Dez anos depois, quando entro no gabinete da FITA para cumprimentar o meu amigo e comento que o meu arco ainda esta perdido eis que ele diz:


- Podes atirar com o meu arco! Eu trouxe-o.Desta vez até flechas eu tinha. Assim foi... levei o arco para a zona de aquecimento e tentei fazer uns tiros de mira antes de ir para o recinto do treino oficial. Apesar das flechas terem mais uma polegada de que o meu comprimento lá afinei a mira e fui para a minha linha, após a inspecção deo equipamento.
Posso dizer que dificilmente podia ter nomes mais sonantes. Como companheiros, no bastidor 19, Victor Vunderlee dos EUA, Badenov da Rússia e Frangilli da Itália.


O treino oficial acabou pelas 13h00 e depois de comer algo fui ate ao quarto descansar um pouco e aguardar pelo reencontro com a minha mala de arco, enquanto decorria a reunião de capitães de equipa.
A cerimónia de abertura decorreu com normalidade. Desfilamos, ouvimos os discursos e fomos embora jantar para ir dormir cedo.

Dia 14/07/2007

7h30m Pequeno Almoço.

8h30 no Terreno de tiro.

O aquecimento começou às 9h30. Após a mudança dos alvos em todos os bastidores começou a prova.

O meu objectivo era ganhar a série no meu bastidor, mas de um modo geral perdia sempre 1 ponto por série. Eu fazia 29 e 28 e os meus colegas 30 e 29 (ou 30 e 30) mas estava a atirar mais ou menos bem, apesar de extremamente nervoso.

As minhas mãos estavam a transpirar de uma maneira incrível e sentia o arco a escorregar. Mesmos assim o tiro estava a sair bem com excepção do alvo do meio em que não conseguia entrar no 10!
Tentei mudar a posição de tiro disparando a 1ª flecha umas vezes o 1º alvo, outras para o 2º alvo. O resultado não se alterou. Para a 8ª série tentei começar pelo o alvo de baixo... 10 pontos. Logo a seguir, sem saber como um Miss à esquerda.

Se já estava nervoso ainda pior e logo a seguir um 6. Nada a fazer as flechas já lá estavam.

Tentei estabilizar e ainda consegui na ultima o meu único 30 da 1ª série. Fechei com 270 pontos.
A 2ª série não foi muito melhor que a 1ª. A competição demorou imenso tempo a recomeçar. Para lá dos 15 minutos regulamentares pelo menos uns outros 15 que não ajudaram à minha ansiedade.
Cada vez tive maior dificuldade em concentrar-me pois todos os meus esforços de ter alguma consistência no tiro estavam a ser em vão. O alvo do meio continuava a ser um problema pois fiz pelo menos 5 tiros no 8 às 9horas, com flechas diferentes e em séries em que as outras flechas eram 10 ou 9. Era dia NÃO!! Acabei com 271 na 2ª volta, o que não me deixou nada contente.
Tenho que confessar que apesar das expectativas serem baixas pensava fazer 565 a 570 pontos (mesmo que isso não fosse suficiente para passar aos 32).

Resultado Final - 54 em 59 participantes.Bem, agora cabeça ao alto e continuar a lutar!
Para mim a competição terminou mas há muito aprender.

À noite aproveitei para acompanhar o meu irmão, na sua qualidade de Presidente da FPTA, em mais uma sessão de trabalho promovida pela FITA sobre o futuro da modalidade e mudanças a efectuar até aos Jogos Olímpicos de 2012.