sábado, fevereiro 10, 2007

FABP - Alterações ao Regulamento de Provas

A Federação dos Arqueiros e Besteiros de Portugal acaba de comunicar que a partir de Janeiro de 2007 estão em vigor em Portugal as alterações aos regulamentos efectuadas pela IFAA.

Estas alterações constam de 8 diferentes tópicos.

  • Sistemas de desempate: de um modo geral os desmpates passam a efectuar-se num processo de "shoot-off" sobre três alvos. Em caso de empate parte-se para um sistema de morte súbita. Cada tipo de prova (Field/Hunter; Animal DC; Animal DD; 3D) tem depois características próprias que aconselhamos sejam do seu conhecimento.

  • Conceito de Estabilizador: passa a ser considerado um estabilizador qualquer dispositivo afixado ou incorporado no arco que, na opinião da comissão técnica sirva para aumentar a estabilidade do arco.

  • Conceito de Mira: passa a ser considerado mira qualquer dispositivo afixado ou incorporado no arco ou no corpo do arqueiro, "marcas" ou "esfoladelas" (mesmo que resultantes do normal desgaste ou uso) que, na opinião da comissão técnica possam ajudar o arqueiro a apontar ao alvo.
  • Velocidade Máxima dos arcos e seu controlo: A velocidade máxima permitida para todos os tipos de arco e em todos os tipos de torneios é de 300fps, sem qualquer tolerância. Os arcos devem ser controlados durante o torneio.

  • Novo Estilo de Arco - Historical Bow (HB): Esta nova categoria irá inglobar de um modo geral, todos os arcos de uso e design anterior a 1900 (Ex. Longbows tradicionais, Selfbows, arcos de Kyudo, mongois, etc...) existindo apenas a divisão de adulto (séniores). É da responsabilidade do arqueiro demonstrar que todo o equipamento por si usado é históricamente correcto.
  • Novas regras 3D: O Campeonato do mundo 3D foi extinto, sendo criados o IFFA 3D Hunting Round e o IFFA 3D Standart Round. O sistema de pontuação passa a ter 3 subdivisões (Morto; Vital; Ferido); os alvos são classificados em grupos, de acordo com a altura da zona vital, são apenas algumas das modificações.

  • Novas Regras BowHunter: Os percursos oficiais passam a ser o IFAA Animal Round Unmarked Distances; o IFAA 3D Standart Round (2 flechas); o IFAA 3D Hunting Round (1 Flecha). Nestas competições passam a ser obrigatórias protecções atrás dos alvos, nas distancias mais longas, se houver possibilidade de partir ou perder flechas que falhem o alvo. Em cada alvo do percurso deve haver uma placa identificadora informando o Nº do Alvo, Tamanho (Grupo 1,2,3 ou 4) e imagem do Alvo mostrando as posições reais da zona de morte e vital.

  • Reclassificação dos Longbows: As mudanças refletem alguns pormenores dos arcos, tais como reforços do topo da palheta, plataforma para a janela, etc... Também as flechas e nomeadamente os anéis de marcação, que não poderão estar estar mais de 30mm à frente das penas, em direcção à ponta das flechas. Deve ser usada a Largada Mediterânica, e todas as inscrições que não cumpram estas e outras regras passaram a BHR (Bowhunter Recurve)

Os arcos que utilizem Miras de Pinos com pinos verticais, por ser considerado que permitem pontos de referencia adicionais, serão classificados nas categorias FSC e FU.

Por último, os supressores de vibraçoes na corda, mesmo que instalados de fábrica, são ilegais nas divisões Bowhunter, passando os arqueiros a ser classificados de BU em FU, BL em FSC e BHC em BBC.

Sem comentários: