quinta-feira, julho 14, 2011

Eleições para a FPTA

Na sequência da marcação de eleições para a FPTA, que se realizarão no próximo Sábado dia 16 de Julho, transcrevo neste Blog um e-mail, recebido hoje, onde o futuro Presidente da FPTA (visto tratar-se de lista única) dá a conhecer em linhas gerais os objectivos da FPTA até 2016 (embora este mandato dos novos corpos sociais seja apenas até 2012)

Mais informação sobre a composição das listas pode ser obtida na Página da FPTA no link abaixo:



»»»»»»»»»»««««««««««

Caros,

Conforme previsto, as listas de candidatura aos Órgãos Sociais da FPTA foram entregues no passado dia 22 de Junho (em anexo), e as eleições irão realizar-se em Assembleia Geral Eleitoral no dia 16 de Julho entre as 14h30 e as 16h30 na sede da FPTA.

Consciente de que há muito trabalho a fazer para recuperar e desenvolver o Tiro com Arco, gostaria de agradecer o vosso tempo e disponibilidade para debater de forma construtiva os principais temas da modalidade.

O programa de candidatura apresentado pela lista candidata à Direcção da FPTA, da qual faço parte, baseia-se nos seguintes pilares fundamentais:

1.       Desenvolvimento sustentado do número de praticantes federados e participantes em provas, fomentando a criação de novos clubes e apostando nas camadas jovens, como base para o desenvolvimento da modalidade a médio prazo
2.       Forte empenho na divulgação da modalidade
3.       Comunicação com os Agentes Desportivos e o seu envolvimento nas iniciativas da FPTA
4.       Revisão do Modelo Competitivo, tendo em vista a maximização do número de atletas nas provas e a viabilidade financeira das mesmas
5.       Racionalização do funcionamento da FPTA, optimizando estrutura de custos e meios disponíveis
6.       Qualificação técnica dos Agentes Desportivos, nomeadamente Treinadores, Árbitros e Controladores de Tiro

Estamos conscientes de que este novo mandato, até Dezembro de 2012, é escasso para um trabalho de fundo na modalidade. Não pretendemos adoptar estratégias e decisões de curto prazo, mas antes criar os alicerces e consensos necessários para um trabalho sustentado de médio prazo, tendo como horizonte 2016.

Contamos com todos os clubes e agentes desportivos para termos sucesso neste desafio.

Um abraço,

Luis Vieira

»»»»»»»»»»««««««««««

quinta-feira, julho 07, 2011

Campeonato do Mundo Tiro com Arco , Turim 2011 (Parte II)


Realizaram-se hoje as eliminatórias em arco compound, onde ainda estava em competição o nosso atleta Vitor Ferreira.

Vitor defrontava Stephen Clifton da Nova Zelândia que havia passado em 61º lugar.
Embora Vitor viesse do 52º lugar previa-se um confronto bastante equilibrado pois no Open ambos os atletas tinham ficado a apenas 3 pontos de distância um do outro.

Vitor Hugo esteve bem nesta eliminatória, mantendo o seu ligeiro favoritismo ao vencer o seu adversário por 140 pontos, contra os 137 pontos conseguidos por Clifton.

O adversário seguinte foi o Dietmar Trillus do Canadá, que não é um estranho à modalidade, antes pelo contrário. Campeão do Mundo de Campo em Leipzig 2007, conta no seu palmarés com vários recordes Mundiais, entre outros.


Passar a eliminatória seria certamente uma tarefa difícil para Vitor Hugo, mas o canadiano garantiu que a tarefa dificil passasse a tarefa impossível!
Ao fazer 150 pontos na eliminatória (pontuação máxima) Dietmar, não deixou em qualquer momento dúvida sobre o resultado final, ganhando por expressivos 11 pontos, já que Vitor Hugo apenas conseguiu somar 139 pontos.

Foi no entanto uma prestação digna e certamente uma experiência enriquecedora.

A partir deste momento não há mais portugueses em competição no Campeonato do Mundo.

quarta-feira, julho 06, 2011

Campeonato do Mundo Tiro com Arco , Turim 2011


Portugal está a participar no Campeonato do Mundo de Campo que se realiza em Turim, Itália, entre os dias 3 e 10 de Julho de 2011.

A Federação Portuguesa de Tiro com Arco fez deslocar dois atletas:

Maria João Ribeiro, do Sporting Clube de Portugal, em arco recurvo e Vitor Hugo Ferreira, do Real Sport Clube, em arco compound.


Nas qualificações individuais, que se realizaram dia 4 de Julho, a nossa atleta fez 271 pontos aos 70 metros, 320 aos 60 metros, 285 aos 50 metros e 315 pontos aos 30 metros, perfazendo um total de 1191 pontos na prova FITA, que a colocou no 136 º lugar , entre 146 participantes.

Na sua categoria a primeira classificada nos apuramentos foi a Sul Coreana Bo Bae Ki, que com 340 (70m), 350 (60m), 345(50m) e 354 (30m) pontos, perfazendo um total de 1389 pontos.


O Recorde Nacional Português na prova FITA pertence a Mª João Ribeiro com 1301 pontos.

Nos Compounds Masculinos Vitor Ferreira obteve o 52º lugar, entre 132 participantes.

Na competição, que consiste em dois rounds de 36 flechas a 50 metros, o nosso atleta obteve 345 + 348 pontos, somando um total de 693 pontos

Vitor vai assim defrontar o Neozelandes Stephen Clifton, que se qualificou em 61º lugar com 690 pontos. A diferença pontual nos apuramentos faz antever um confronto bastante equilibrado entre os dois atletas, mas seguramente todos estaremos a torcer por Portugal no próximo dia 7.