quarta-feira, dezembro 30, 2009

Alterações referentes ao Campeonato Nacional

Recomenda-se a leitura do Comunicado nº8 / 2009 da FPTA, onde realçamos as alterações que a FPTA pretende efectuar ao Campeonato Nacional de 2010.
Entre vários medidas a implementar pretende-se alterar o número de provas de participação obrigatória para classificação nos Campeonatos Nacionais de 5 para 6, participação mínima necessária para o apuramento em de cada disciplina (campo e sala).
Para apuramento do Campeão Nacional, com excepção dos seniores a classificação do Campeonato Nacional mantem-se pela soma das 3 melhores pontuações do nacional. O acesso à Final Four passará a fazer-se unicamente para o escalão sénior.

Uma das maiores alterações previstas será no segmento de Elite.
A participação em competições deste segmento passa a ser aberta a todos os arqueiros do escalão sénior, permitindo um maior acesso ao não ser necessário uma qualificação prévia, exclusiva aos 16 primeiros do ano anterior. Qualquer arqueiro sénior poderá agora participar neste tipo de competições.
Mantém-se o formato competitivo mas a distinção entre as provas de Elite e as provas Nacionais passará a ser feita pelo grau de exigência na organização competitiva, equipamentos utilizados, bem como no facto de existirem eliminatórias que darão o darem acesso à Final Four.
Tentando ajustar o sistema à realidade dos últimos anos o acesso às eliminatórias das Senhoras passa a ser apenas para as 4 melhores.

A inscrição e respectivo pagamento a passa a ser efectuado prova a prova, até até às 17 horas da 3ª quinta feira anterior ao fim de semana em que se desenrola a competição, sendo as mesmas enviadas para a FPTA acompanhadas do respectivo pagamento.
A FPTA prevê no entanto que quando se iniciarem as competições de Elite de Campo já esteja implementado o sistema de inscrições on-line sendo estas efectuadas obrigatoriamente por esta via.
Mantém-se a actual fórmula de atribuição de pontuações de acordo com a classificação das eliminatórias., no entanto, o acesso à Final Four passa a fazer-se pela soma das 4 melhores pontuações atribuídas, de acordo com a fórmula actualmente em vigor.

O comunicado fala ainda da separação entre as competições de adultos e as competições de infantis, da possibilidade dos arqueiros poderem nas provas locais de sala, optar por alvos triplos ou de 40 cm, do Novo modelo de eliminatórias para a Divisão Compound, implementação das Normas de Vestuário, entre outros assuntos de interesse para a modalidade.


quarta-feira, dezembro 23, 2009

Feliz Natal e Bom Ano de 2010

A todos os que seguem este Blog um
Feliz Natal
e que no Novo Ano de 2010 consigam alcançar os vossos objectivos e maiores desejos.

Acção de Formação - Combate aos Fenómenos de Violência Associada ao Desporto

A Federação Portuguesa de Tiro com Arco realizou nos passados dias 19 e 20 de Dezembro, uma acção de formação na área do Combate aos Fenómenos de Violência Associada ao Desporto.


Esta acção teve a presença de representantes de muitos dos clubes filiados na FPTA, que tiveram assim a oportunidade de aprender novas matérias e de ficar certificados como "Responsáveis de Segurança de Espectáculo Desportivo" da FPTA, para a época de 2010.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Acesso ao Campo de Tiro com Arco


De acordo com a CIRCULAR 10.2009 da FPTA todos os clubes, arqueiros da Selecção Nacional e GTAR que ao abrigo do Programa Clube Campo, que pretendam utilizar o campo de treinos da FPTA no Complexo Desportivo do Jamor, já o podem fazer novamente pois o campo já se encontra em condições normais de utilização.

Na mesma circular é relembrada a necessidade de cumprimento das condições descritas no programa, e chamada à atenção para a necessidade de alteração no procedimento relacionado com a marcação prévia (ponto 4.1.1), que passa a ser de 72 horas de antecedência.

sábado, novembro 28, 2009

Confederação Brasileira de Tiro com Arco Procura Novos Atletas

A Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco) está trabalhando firme e forte para formar novos atletas, visando as Olimpíadas de 2012, em Londres, e 2016, no Rio. Neste fim de semana, dias 28 e 29, acontecem as Seletivas para o Sul-Americano, ano que vem, na Colômbia; e a etapa da Copa do Mundo, em março de 2010, na Croácia. Esta seletiva será disputada no Centro de Treinamento da CBTArco, em Maricá, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, com capacidade para abrigar 40 atletas, e que fica a apenas 50 quilômetros da capital. A idéia é disponibilizar ainda toda a infra-estrutura, como sala de estar, piscina, técnicos e professores de educação física, a exemplo do fez a Confederação Brasileira de Vôlei, em Saquarema, contando com o apoio total do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


“Pretendemos daqui a alguns anos fazer do Brasil uma potência como são Itália e Coréia do Sul. E para que isso aconteça, iremos fazer um intercâmbio com esses dois países”, revela Eros Fauni, diretor-técnico da CBTArco.

Nesta seletiva classificam-se três atletas de cada categoria para o Sul-Americano: recurvo (olímpico) masculino e feminino; e composto masculino e feminino. Já para a Copa do Mundo, na Croácia, o primeiro colocado garantirá vaga caso alcance o índice, que será calculado pela soma das pontuações do Round FITA e dos Rounds Olímpicos.

Já pensando no futuro, a CBTArco firmou parceria com escolas públicas de Maricá para possibilitar a prática do esporte a crianças carentes. Tudo porque, o campo de tiro é a nível internacional, com estrutura para sediar competições do porte de um Sul-Americano.

“O Brasil só tem a ganhar com este Centro de Treinamento. O esporte é uma maneira também de educar as crianças e, futuramente, poderemos formar grandes cidadãos”, afirma Eros Fauni.

Pois bem, a CBTArco, com total apoio do COB, firmou parceria com escolas públicas da região e, assim, foram formadas 4 de turmas, 32 alunos no total (já existe uma fila de espera) e estão tendo aulas as segundas e quintas-feiras, pela manhã e à tarde. São meninos e meninas entre 12 e 17 anos. As aulas são ministradas pela Dirma Miranda dos Santos, 16 vezes campeã brasileira.

Para cada turma, são dois meses de curso e após este período os alunos que se destacarem serão ranqueados pela CBTArco e começarão a treinar para competições oficiais, já visando o próximo Pan-Americano, sem contar que, em 2016, teremos alguns destes alunos como representantes nos Jogos Olímpicos do Rio. Tudo custeado pela CBTArco. E o interessante é que as aulas são voltadas para crianças de famílias de baixa renda, ainda mais num esporte que é considerado de elite.

Um bom exemplo de que o Tiro com Arco só traz benefícios para os jovens é a Coréia do Sul. Lá, o esporte parte da grade curricular, porque requer concentração, tendo sido comprovado que isso interfere positivamente nos estudos.

Em Maricá, alguns alunos que eram tidos como "terríveis" em comportamento e notas já tiveram, depois de um mês, uma melhora considerável. Tudo isso comprovado pelas professoras e diretoras das escolas. Elas garantem que os alunos recuperaram a auto-estima, seriedade, disciplina e concentração. É uma prova de que aliado a educação, o esporte vai longe.

Fotos: Aurino Leite/Executive Press

Executive Press - (21) 3073-100

Aurino Leite - (21) 9872-7722

Tavira Recebe Finais de Tiro com Arco


O Clube de Vela da Tavira vai em conjunto com a FPTA organizar a edição deste ano do Final Four de Sala.


A competição decorre no dia 13 de Dezembro, no pavilhão Municipal de Tavira Dr. Eduardo Mansinho.

Pode consultar o regulamento completo em:
http://www.fpta.pt/internet/imagens_site/Final%20Four%20Sala%202009%20CTV.pdf

quinta-feira, novembro 05, 2009

Preservativos olímpicos leiloados em Pequim - JN

Pois é, de acordo com a notícia publicada no Jornal de Notícias o tiro com arco é uma das 5 modalidades mais seguras dos Jogos Olímpicos, tendo sido uma das escolhidas para incluir nas imagens, constantes dos preservativos distribuidos durante os mesmos...


Sem dúvida um alvo original.

Veja a notícia completa em:


terça-feira, outubro 27, 2009

Londres 2012 - Pictograma Tiro com Arco

O comité organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 deu a conhecer os pictogramas que servirão para a presentar as várias modalidades.

Aqui fica a imagem correspondente ao tiro com arco.

terça-feira, outubro 06, 2009

Tiro com Arco em Ritmo de Samba – Rio de Janeiro 2016

Já é conhecida a cidade que será anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016.

O Rio de Janeiro foi o grande vencedor, superando as Candidaturas de Chicago, Madrid e Tóquio.

A notícia foi acolhida com especial entusiasmo, sendo a primeira vez que esta competição será realizada num país da América Latina.

O Brasil voltou recentemente ao maior palco do tiro com arco internacional, ao colocar um arqueiro masculino nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.



De acordo com o previsto pela organização do RIO 2016, a competição de tiro com arco irá realizar-se no conhecido “Sambódromo” do Rio de Janeiro.

Este é o aspecto que o local deverá ter, na altura da competição.

sábado, setembro 26, 2009

Arco e Flecha na Experimenta Design

O designer português Fernando Brízio apresenta na " Experimenta Design " uma mesa que recria um alvo cravado com flechas.

As flechas seriam supostamente atiradas para um alvo, que serviria de tampo de mesa, sendo as próprias flechas a servir dos pés da mesa.


sábado, setembro 19, 2009

Dia 8 Campeonato Mundo Campo Coreia / Finais Individuais - Eliminatórias

No último dia da competição decidem-se os títulos de em individuais, sendo este um dos momentos altos da competição.

Com cada vez maior destaque e competitividade nos arcos compound femininos a nova Campeã Mundial poderia vir da África do Sul, Dinamarca, Federação Russa ou Itália.

A medalha de Bronze foi para Laura Longo, tendo a Italiana com 118 pontos batido os 113 da Dinamarquesa Camila Soemod.

Na final que opôs Albina Loginova a Jorina Coetzee, da África do Sul, a atleta Russa arrecadou o Ouro e 116 pontos na final foram mais que suficientes para os 106 da sua adversária.

Nos masculinos Reo Wilde dos Estados Unidos da América provou ser o melhor ao fazer 116 pontos na final que o opôs ao Britânico Liam Grimwood, que perfez 116 pontos e ficou com a medalha de Prata.
O Bronze foi para Stephen Clifton da Nova Zelândia, que bateu o Espanhol José Duo por 117 a 114 pontos.

Nas categorias de arco recurvo e em ambos os escalões, a Coreia do Sul não perdeu a oportunidade de dar uma alegria ao seu público e conquistou ambos os títulos Mundiais.

Nos femininos, categoria onde têm dominado nos últimos anos apenas Natália Valleva da Itália conseguiu em 2007 “roubar” o título, que agora foi novamente para uma atleta coreana.

Hyun-Jung Joo foi quem desta vez subiu mais alto ao bater a sua compatriota Ye Ji Kwak por 113 a 112 pontos.Para o Bronze a Colombiana Natália Sanchez e a Polaca Karina Liparzka confrontaram-se, tendo a primeira ganho por 105 a 99 pontos.

Nos masculinos, as 12 flechas da eliminatória consagraram Chang-Hwan Lee, que fora o 2º classificado do Open, e levou a melhor sobre o seu compatriota Dong-Hyun Im, vencendo o confronto por 113 a 108 pontos.
Mais uma vez Viktor Ruban estragou a festa a um atleta Coreano e arrecadou o Bronze ao vencer por 111 a 110 pontos. O Ucraniano, Campeão Olímpico, que ficara em 11º do Open mostrou-se mais uma vez muito forte nas eliminatórias e levou de vencida Jin-Hyek Oh que obtivera antes a melhor classificação.



Ficou assim encerrado mais um Campeonato do Mundo, que será novamente disputado em 2011, contando para apuramento dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Fotos www.archery.org

segunda-feira, setembro 07, 2009

Dia 6 e 7 Campeonato Mundo Campo Coreia / Equipas - Eliminatórias

Já sem Portugueses em competição, decorreram as eliminatórias de equipas.

Em arco compound masculinos a equipa dos Estados Unidos assegurou o título de campeã Mundial ao bater na final a Rússia.

A última medalha foi para El Salvador que venceu a Finlândia na disputa Bronze.

Se nos femininos a vitória da Rússia não foi surpresa já a Prata conseguida pela Coreia do Sul é uma novidade. O país anfitrião destes Campeonatos começa agora a afirmar-se também neste tipo de arco.
Os Estados Unidos asseguraram o 3º lugar no pódium, vencendo a equipa do México.
Nos arcos recurvos, mais uma vez a Coreia do Sul mostrou toda a sua força, conseguindo subir ao lugar mais alto, quer em masculinos quer em femininos.

As senhoras venceram na final o Japão, conquistando o Ouro, em mais um triunfo das Sul Coreanas que não deixaram por mão alheia o seu favoritismo. No outro duelo que atribuiu o Bronze, as atletas da Federação Russa superiorizaram-se à Bielorússia, que obteve o 4º Lugar.


Nos masculinos mais uma vez a Coreia foi a vencedora, levando ao rubro as centenas de espectadores presentes no complexo desportivo. Para chegar ao topo do pódium o Coreanos bateram na final a França que apresenta novamente uma renovada e forte equipa.

Também nos masculinos o Japão esteve bem e conquistou mais uma medalha, vencendo a China, que ficou na 4ª posição.

Falta ainda disputar alguns dos títulos mais importantes, as Finais Individuais.

Acesso condicionado ao Campo de Tiro com Arco

A FPTA informa que todos os clubes, arqueiros da Selecção Nacional e GTAR que ao abrigo do Programa Clube Campo, pretendam utilizar o campo de treinos da FPTA no Complexo Desportivo do Jamor, que durante todo o mês de Setembro este se encontra em reparação/manutenção do relvado, assim, e de modo a evitar interferências nos trabalhos a realizar, fica a sua utilização sujeita a confirmação prévia.

domingo, setembro 06, 2009

Dia 5 Campeonato Mundo Campo Coreia / Arcos Recurvos - Eliminatórias

O dia não foi bom para os atletas portugueses.
Se a tarefa de Domingos Vaquinhas e Marco Rosa não se previa fácil, já Nuno Pombo após vir do open na 56ª posição partia como favorito para o confronto com o Sul Africano, Calvin Hartley, que se qualificara em 73º.

A eliminatória não correu no entanto como se esperava e o atleta da África do Sul acabou por se superiorizar a Nuno Pombo, ao fazer 109 pontos, ganhando pela margem mínima aos 108 pontos do nosso atleta.

Domingos Vaquinhas com 102 pontos não conseguiu superar o Francês Thomas Aubert, que vinha do 40º lugar, perfez 107 pts na eliminatória.

Marco Rosa não teve diferente sorte e com 100 pontos foi eliminado pelo Iraniano Keyvan Riyazimehr, 24º do Open , que perfez 108 pontos na eliminatória.

No final do dia apenas Viktor Ruban, o Ucraniano e actual Campeão Olímpico, esteve à altura dos 3 Coreanos com que irá lutar pelas medalhas e título Mundial.

sábado, setembro 05, 2009

Dia 4 Campeonato Mundo Campo Coreia / Arcos Compound - Eliminatórias

Nas eliminatórias Compound apenas Vitor Hugo Ferreira conseguiu derrotar um adversário pois pervaleceu sempre a “lei do mais forte” .

Vitor Ferreira 38º do Open começou por defrontar o Venezuelano Gary Hernandez que havia passado na 91ª posição, tendo o atleta Português ganho o confronto ao perfazer 114 pontos, suficientes para superar os 112 pontos do seu adversário.
Na segunda ronda o atleta Luso fez 113 pts mas o seu adversário, o Britânico Duncan Busby, 27º no Open, perfez 115 pontos , passando à fase seguinte da competição.



Foto www.archery.org

João Nobre, com tarefa mais difícil devido ao 103º lugar no Open, perdeu pela margem mínima ao somar 111 pontos, contra os 112 com que o Mexicano Ruben Ochoa, 26º no Open, passou à fase seguinte.

Em senhoras o fado português não foi diferente. No confronto mais equilibrado segundo o Open, a 64ª Lucy O’Sullivan defrontou Liliana Cardoso, que passara em 65ª , tendo a Britânica ganho com alguma facilidade ao fazer 113 pontos, contra os 104 da nossa atleta.

Foto www.archery.org

Leonor Lourenço (71ª open) fez 106 pontos e perdeu pela margem mínima com a Holandesa Inge Enthoven que acabou com 107 pts.

Por último, num confronto “Lusófono”, Ana Gutieres (82ª open) ao fazer 106 pontos, perdeu o confronto com a experiente arqueira Brasileira Dirma Santos (47ª open)

sexta-feira, setembro 04, 2009

Dia 3 (Parte 2), Campeonato Mundo Campo Coreia / Arco Recurvo Masculinos - Apuramentos

Terminado os apuramentos na categoria de homens recurvos, onde os Sul Coreanos e Franceses se apresentaram em grande nível ficando nas posições cimeiras, eis os resultados dos nossos atletas:

Nuno Pombo com 1291 pts, ficou em 56º lugar entre 114 concorrentes, com os parciais de:
90 metros » 301 pts , 70 metros » 316 pts , 50 metros » 324 pts e 30 metros » 350 pontos.

Foto www.archery.org
Na 89ª posição Domingos Vaquinhas com 1248 pontos, e os parciais de:
90 metros » 281 pts , 70 metros » 316 pts , 50 metros » 309 pts e 30 metros » 342 pontos.

Marco Rosa ficou pelo 105º lugar com 1206 pontos e os parciais de:
90 metros » 266 pts , 70 metros » 299 pts , 50 metros » 305 pts e 30 metros » 336 pontos.
Por equipas, Portugal com 3745 pontos está em 28º lugar entre 33 selecções.
Foto www.archery.org

Estão também encontradas as qualificações da grande novidade deste campeonato: as equipas mistas em recurvos e compound. Compostas pelo melhor homem e melhor senhora.

O Campeonato segue amanhã com a fase de eliminatórias.

Dia 3 (Parte 1), Campeonato Mundo Campo Coreia / Arco Recurvo Masculinos - Apuramentos


3H50 Am / Hora Portugal Continental


Resultados (Não Oficiais) ao final de 72 flechas, distancias longas (90 e 70 metros)


Total: 115 Participantes


Nuno Pombo» 64º Lugar » 617 pontos


Domingos Vaquinhas» 89º Lugar » 598 pontos


Marco Rosa » 105º Lugar » 565 pontos


Por equipas Portugal é neste momento 27º com 1780 pontos (em 33 equipas)

quinta-feira, setembro 03, 2009

Dia 2, Campeonato Mundo Campo Coreia / Arco Recurvo Femininos - Apuramentos

Foto www.archery.org

No segundo dia de apuramentos foi a vez dos arcos recurvos, em femininos.

A nossa melhor classificada foi Mª João Ribeiro em 96ºlugar com 1128 pontos e os parciais de:
70 metros » 380 pts , 60 metros » 293 pts , 50 metros » 258 pts e 30 metros » 297 pontos*

*(embora desconhecendo qualquer problema pudemos constatar que as marcas dos 50 e 30 metros foram invulgarmente baixas)

Sofia Silva perfez o total de 1113 pontos, com os parciais de:

70 metros » 251 pts , 60 metros » 253 pts , 50 metros » 290 pts e 30 metros » 319 pts


As atletas Portuguesas encontram-se nos últimos lugares, na categoria que sem surpresa é liderada por 3 Sul Coreanas.

quarta-feira, setembro 02, 2009

Dia 1, Campeonato Mundo Campo Coreia / Arco Compound - Apuramentos

Foto www.archery.org


Já se disputou o 1º dia de competição do CM , com as categorias de arco compound.


Em masculinos, Vitor Hugo Ferreira com 1364 pontos é o nosso melhor classificado estando num excelente em 38º Lugar em 112 participantes, no Open liderado pelo Americano Reo Wilde com 1401 pontos.

O atleta português obteve na prova FITA os seguintes parciais:
90 metros » 329 pts , 70 metros » 336 pts , 50 metros » 341 pts e 30 metros » 358 pts*
*Esta marca é um possível Recorde Nacional

João Nobre com 1307 pts, ficou em 103º lugar , com os parciais de:
90 metros » 299 pts , 70 metros » 324 pts , 50 metros » 328 pts e 30 metros » 356 pts

Em femininos a nossa melhor classificada foi Liliana Cardoso em 65ºlugar em 83 participantes, com 1306 pontos e os parciais de:

70 metros » 319 pts , 60 metros » 329 pts , 50 metros » 314 pts e 30 metros » 344 pts

Leonor Lourenço ficou em 71ª com 1299 e os parciais de:
70 metros » 320 pts , 60 metros » 323 pts , 50 metros » 310 pts e 30 metros » 346 pts





Foto http://www.archery.org/

Ana Gutierres, ficou na 82ª posição com 1272 e os parciais de:

70 metros » 310 pts , 60 metros » 311 pts , 50 metros » 310 pts e 30 metros » 341 pontos.


O Open foi liderado por Linda Ochoa do México com 1385 pontos.


Esta classificação do Open, obtida numa prova FITA por se tratar de um Campeonato do Mundo, determinará a o adversário correspondente na fase seguinte , de eliminatórias, onde se obterá a classificação definitiva.


Por equipas Portugal estava representado apenas em compound femininos, tendo obtido a 21ª posição (última) com 3877 pontos.

segunda-feira, agosto 31, 2009

Blog dedicado à deslocação ao Campeonato do Mundo Campo 2009

Se querem um cheirinho do espírito vivido pela equipe portuguesa nas competições Internacionais, nomeadamente neste Campeonato sugiro que consultem o seguinte Blog.




Foto retirada de http://koreaulsan.wordpress.com/

Portugal no Campeonato Mundo FITA Ulsan, Coreia

Começa amanhã o 49º Campeonato do Mundo de Campo FITA, que será disputado em Ulsan, Coreia do Sul, de 1 a 9 de Setembro.

Num dos melhores campos de tiro com arco do Mundo, Portugal está representado com os seguintes atletas:
Arco Recurvo - Masculinos (117 participantes, 47 países, 33 equipas)
Nuno Pombo, Domingos Vaquinhas e Marco Rosa.

Arco Compound - Masculinos (113 participantes, 47 países, 29 equipas)
Vitor Hugo Ferreira e João Nobre.
Arco Recurvo - Femininos (99 participantes, 42 países, 25 equipas)
Maria João Ribeiro e Sofia Silva

Arco Compound - Femininos (83 participantes, 37 países, 21 equipas)
Liliana Cardoso, Leonor Lourenço e Ana Gutierres

São cerca de 80 países e 730 Arqueiros nas diversas categorias

Aproveitamos para deixar aqui uma mensagem de apoio à equipe Nacional, com a certeza de que a ida a este Campeonato do Mundo será no mínimo uma experiência inesquecível e enriquecedora para todos.


Boa Sorte... e sobretudo


muitas Flechas no Centro!



Nota: Deixe a sua mensagem de Apoio à Equipa Nacional
nos comentários deste Post!

quinta-feira, agosto 20, 2009

Chegou a Francisca !



Tal como informei num dos post's anteriores (Está quase a chegar o Novo Reforço na equipe Nacional Feminina! ) posso já confirmar a referida contratação !
Acho que Francisca Freitas tem tudo para ser uma boa Arqueira...
a começar por ser minha filha, pois todos sabemos como "bons genes" são importantes!
Depois a curiosidade de ter nascido a 18 de Agosto, data de tradição* Olímpica do Tiro com Arco em Português, é também bom presságio.
*Para quem não sabe é também o aniversário de Ana de Sousa, arqueira Olímpica Portuguesa em Seoul 1988 e Barcelona 1992.

Além disso basta olhar para os pormenores... as mãos, claramente mão de arqueira ...

e não menos importante... digam lá que não tem "parecenças"com as Coreanas !?
e isto é com apenas algumas horas de vida...

sexta-feira, julho 31, 2009

Listagem de Recordes Nacionais - Última Actualização

Está online a última actualização dos Recordes Nacionais da FPTA.

Neste último ano foram várias as marcas superadas pelos atletas portugueses, nas várias categorias, mostra de que a modalidade está viva.

Mencionamos aqui os actuais Recordes de Duplo 70, Séniores:

Femininos, Recurvo » 631 pontos » Mª João Ribeiro » ACAL (30/07/2000)
Femininos, Compound » 668 pontos » Liliana Cardoso » NJVRSA (27/04/2008)
Masculinos, Recurvo » 663 pontos » Nuno Pombo» FCT-UNL (31/0/2009)
Masculinos, Compound » 687 pontos » Vitor Ferreira» SGS (15/06/2008)

Achamos no entanto que todos devem ser a referencia e a meta a atingir e superar.

A listagem completa pode ser consultada em:

segunda-feira, julho 20, 2009

Está quase a chegar o Novo Reforço na equipe Nacional Feminina!

No passado Sábado, na Assembleia geral da FPTA cheguei à conclusão que alguns dos vários Amigos que fiz ao longo dos meus 25 anos de tiro com arco não sabiam ainda que vou em breve ser pai e, sendo assim decidi fazer este post.

Na última ecografia, a que pude assitir, já puderam ser esclarecidas algumas dúvidas...

É uma sorridente menina, e como podem ver pela foto...

... vai ser Linda ! Como o Pai !!!

Quanto à questão mais importante que coloquei ao médico ainda não foi possível obter resposta.

Apesar de podermos ver claramente a mão, bem colocada no punho, é impossível determinar com certeza se é Recurvo ou Compound !!


Vamos aguardar um pouco mais mas alma de arqueira tem certamente.
Lá para meio de Agosto já digo mais qualquer coisa.

quarta-feira, julho 15, 2009

Núcleo Juvenil de Vila Real de Santo António em foco no Jornal do Algarve

*15-7-2009
Isilda Gomes visitou esta semana o Núcleo Juvenil de Vila Real Sto António e estará hoje em Faro e Portimão.

“Apostar numa modalidade como o tiro com arco, dando-lhe a visibilidade que merece e conferir-lhe esta dignidade, constitui um acto de grande coragem e mérito”, reconheceu esta segunda-feira a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante a visita ao Núcleo Juvenil de Vila Real de Santo António, efectuada no âmbito da Agenda Temática “Algarve Activo- Desporto e Cidadania”.


Isilda Gomes, que assistiu a demonstrações desta prática por atletas seniores do clube e por um grupo de crianças que integram o projecto ‘Junta em Movimento’, promovido pela Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Juvenil, na dinamização desta modalidade na região.


“Estes atletas são um exemplo do importante trabalho que se faz na região, também na área do desporto, e é importante que este esforço, com todo o impacto nacional já alcançado, seja reconhecido por todos os algarvios”, referiu a Governadora Civil.


Para além dos 35 arqueiros que disputam actualmente as competições nacionais, esta associação algarvia com 29 anos de existência, promove diversos programas e actividades junto das camadas mais jovens, contribuindo assim para a formação de atletas nesta modalidade.
“A formação de jovens na prática desportiva é fundamental para a promoção de novas experiências, mas é também um contributo fundamental para a sociedade, pelo que o movimento associativo tem um papel muito importante nesta área”, observou Isilda Gomes, salientando o apoio prestado pelas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituto do Desporto de Portugal (IDP) e outras instituições públicas, à prática desportiva no Algarve.


Fundado em 1980, o Núcleo Juvenil é filiado na Federação Portuguesa de Tiro com Arco e o mais antigo dos dois clubes da região que se dedicam a esta prática, contando actualmente com sete atletas na selecção nacional da modalidade. Deste grupo de arqueiros, cinco foram qualificados para participarem no Campeonato do Mundo, que se realiza no próximo mês de Setembro, em Ulsan, na Coreia do Sul.

De acordo com o presidente do clube, Hugo Silva, apesar de não dispor de instalações próprias para treinos e instalação da sede, e de esta ser uma modalidade com pouca expressão, a associação tem conseguido manter a actividade através do apoio prestado pela autarquia e do esforço dos próprios atletas, dando assim continuidade à prática no concelho e na região.
O apoio a esta modalidade desenvolvida pelo Núcleo Juvenil, cujos atletas treinam num espaço cedido pela Companhia de Teatro “Fech’o Pano, contará em breve também com o apoio do IDP, no âmbito dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo que o instituto irá celebrar este mês com 12 clubes da região.


O clube de Vila Real de Santo António participa actualmente no programa de férias ‘Junta em Movimento’, promovido pela Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António, na Escola Básica de 1º Ciclo Prof. Caldeira Alexandre, envolvendo mais de uma centena de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos, dando assim oportunidade aos mais jovens de tomarem contacto com a modalidade.


“O Algarve necessita de cidadãos como estes para continuar a ser uma região inclusiva e de progresso, pois é nesta simbiose, em que estamos todos unidos, que conseguimos construir uma sociedade cada vez maior e melhor”, considerou a Governadora Civil que, nesta deslocação ao Sotavento se fez acompanhar pela Deputada Jovita Ladeira, o Director Regional do IDP, o vice-presidente e vereadores da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.


A Agenda Temática “Algarve Activo- Desporto e Cidadania” prossegue hoje, quarta-feira, em Faro e Portimão, onde a Governadora Civil irá acompanhar várias actividades desportivas, visando o contacto directo com promotores e participantes dos diversos projectos amadores e de competição, em curso na região.


Texto e Fotos / Jornal do Algarve

sexta-feira, julho 10, 2009

World Press Photo 2009

Pode ainda visitar a exposição da World Press Photo 2009, no Museu da Electricidade em Lisboa.
Uma das reportagens premiadas fala de confrontos étnicos, entre tribos africanas, onde os arcos são ainda hoje utilizados.





A exposição encerra a 19 de Julho.

Horário Terça a Domingo das 10h00 às 18h00 , Entrada Livre