O Campeonato Africano de tiro com arco - que terminou nesta segunda-feira no Cairo, no Egito, e servia igualmente para atribuição de vagas olímpicas a quatro atletas (dois homens e duas mulheres) para os Jogos de Pequim. No entretanto, apenas um representante do continente, o sul-africano Calvin Hartley, carimbou seu passaporte para a desejada competição.
O restante dos competidores não atingiu a pontuação mínima exigida pela Federação Internacional tendo assim até 16 de julho de 2008 para atingir a marca.
O sul-africano Calvim Hartley garantiu a medalha de ouro e sua vaga em Pequim na final disputada contra o egípcio Amr Ghanem, vencendo o rival por 102 a 91.
Nos apuramentos, Hartley já havia sido o melhor, com 1.277 pontos, superando o índice olímpico de 1.200.
Por sua vez, Ghanem não atingiu o índice (fez 1.171 pontos na fase classificatória), mas terá até julho para conseguir. Se obtiver 1.200 pontos em qualquer competição referendada pela Federação Internacional, ele estará em Pequim.
Já no feminino, as duas melhores do Campeonato Africano não conseguiram o índice da FITA.
Fatine Ouadoudi, do Marrocos, venceu a final contra a egípcia Amira Mansour por 91 a 77. Nos apuramentos, porém, ambas não chegaram aos 1.180 pontos exigidos pela Federação Internacional. Se alcançarem a marca até 16 de julho, as vagas serão delas.
A miuda tem futuro !!!
Há 14 anos