sábado, janeiro 02, 2010

FPTA lança Campeonato Nacional de Clubes para 2010


A grande novidade para 2010 pode ser o novo molde de competição para as equipas.

De acordo com o Documento nº 9 do Departamento Técnico (DT) foi elaborada uma proposta a apresentar aos clubes para remodelar totalmente o molde em como se disputam hoje as competições de equipas, de modo a torná-las mais competitivas, interesantes e mais de acordo com os as actuais regras da FITA.

Dependendo da decisão ser tomada pelos actuais ou pelos novos estatutos da FPTA, cabe à Assembleia Geral ou à Direcção decidir o rumo a seguir.

A criação do "Campeonato Nacional de Clubes" (CNC), virá substituir as actuais "competições de equipas”, sendo esta competição nos escalões de adultos.

Os diversos escalões ( juvenis, cadetes, juniores ) deixarão deste modo se constituir como equipes próprias, podendo os seus elementos ser incorporados nas equipes dos clubes, em um esclão único.

As competições referentes ao novo Campeonato decorrem em momento próprio, sendo independentes das competições individuais e realizam-se nas 4 categorias FITA, podendo cada clube apresentar uma equipa por categoria.

Cada clube poderá efectuar alterações à composição da equipa que o representa em cada categoria, composta por 3 arqueiros e 1 treinador.

A proposta do DT prevê ainda um campeonato em Campo e outro em Sala onde serão atribuídos 4 títulos nacionais (para cada uma das épocas), nas categorias de Homens Recurvo, Senhoras Recurvo, Homens Compound e Senhoras Compound.

Embora se preveja um aumento da competitividade, com o novo sistema e com o "agrupar" dos escalões, o respectivo título não será atribuido, caso não existam pelo menos duas equipas por categoria.
As equipas serão apuradas para uma Final Four, onde serão conhecidos os Campeões Nacionais.



Sem comentários: