quarta-feira, julho 15, 2009

Núcleo Juvenil de Vila Real de Santo António em foco no Jornal do Algarve

*15-7-2009
Isilda Gomes visitou esta semana o Núcleo Juvenil de Vila Real Sto António e estará hoje em Faro e Portimão.

“Apostar numa modalidade como o tiro com arco, dando-lhe a visibilidade que merece e conferir-lhe esta dignidade, constitui um acto de grande coragem e mérito”, reconheceu esta segunda-feira a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante a visita ao Núcleo Juvenil de Vila Real de Santo António, efectuada no âmbito da Agenda Temática “Algarve Activo- Desporto e Cidadania”.


Isilda Gomes, que assistiu a demonstrações desta prática por atletas seniores do clube e por um grupo de crianças que integram o projecto ‘Junta em Movimento’, promovido pela Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Juvenil, na dinamização desta modalidade na região.


“Estes atletas são um exemplo do importante trabalho que se faz na região, também na área do desporto, e é importante que este esforço, com todo o impacto nacional já alcançado, seja reconhecido por todos os algarvios”, referiu a Governadora Civil.


Para além dos 35 arqueiros que disputam actualmente as competições nacionais, esta associação algarvia com 29 anos de existência, promove diversos programas e actividades junto das camadas mais jovens, contribuindo assim para a formação de atletas nesta modalidade.
“A formação de jovens na prática desportiva é fundamental para a promoção de novas experiências, mas é também um contributo fundamental para a sociedade, pelo que o movimento associativo tem um papel muito importante nesta área”, observou Isilda Gomes, salientando o apoio prestado pelas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituto do Desporto de Portugal (IDP) e outras instituições públicas, à prática desportiva no Algarve.


Fundado em 1980, o Núcleo Juvenil é filiado na Federação Portuguesa de Tiro com Arco e o mais antigo dos dois clubes da região que se dedicam a esta prática, contando actualmente com sete atletas na selecção nacional da modalidade. Deste grupo de arqueiros, cinco foram qualificados para participarem no Campeonato do Mundo, que se realiza no próximo mês de Setembro, em Ulsan, na Coreia do Sul.

De acordo com o presidente do clube, Hugo Silva, apesar de não dispor de instalações próprias para treinos e instalação da sede, e de esta ser uma modalidade com pouca expressão, a associação tem conseguido manter a actividade através do apoio prestado pela autarquia e do esforço dos próprios atletas, dando assim continuidade à prática no concelho e na região.
O apoio a esta modalidade desenvolvida pelo Núcleo Juvenil, cujos atletas treinam num espaço cedido pela Companhia de Teatro “Fech’o Pano, contará em breve também com o apoio do IDP, no âmbito dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo que o instituto irá celebrar este mês com 12 clubes da região.


O clube de Vila Real de Santo António participa actualmente no programa de férias ‘Junta em Movimento’, promovido pela Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António, na Escola Básica de 1º Ciclo Prof. Caldeira Alexandre, envolvendo mais de uma centena de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos, dando assim oportunidade aos mais jovens de tomarem contacto com a modalidade.


“O Algarve necessita de cidadãos como estes para continuar a ser uma região inclusiva e de progresso, pois é nesta simbiose, em que estamos todos unidos, que conseguimos construir uma sociedade cada vez maior e melhor”, considerou a Governadora Civil que, nesta deslocação ao Sotavento se fez acompanhar pela Deputada Jovita Ladeira, o Director Regional do IDP, o vice-presidente e vereadores da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.


A Agenda Temática “Algarve Activo- Desporto e Cidadania” prossegue hoje, quarta-feira, em Faro e Portimão, onde a Governadora Civil irá acompanhar várias actividades desportivas, visando o contacto directo com promotores e participantes dos diversos projectos amadores e de competição, em curso na região.


Texto e Fotos / Jornal do Algarve

2 comentários:

Unknown disse...

Alguem pode me ajudar... Eu queria experimentar Tiro com Arco, perto de Portimão... Obrigado

JF disse...

Infelizmente perto de Portimão não há nenhum clube...
neste momento no Algarve apenas funciona o NJ Vila Real de Sto António e o Clube de Vela de Tavira
Envie-me o seu mail para JF1301@gmail.com e dou-lhe o contacto do Sr. Hugo Silva, treinador do NJVRSA que o poderá ajudar melhor.
Cumprimentos
Joao Freitas