quarta-feira, maio 20, 2009

Peter Elzinga bate Recorde Mundial compound!

No passado dia 18 de Maio, Peter ELZINGA (Holanda) elevou ainda mais a barreira do Recorde Mundial FITA.


A nova melhor marca de sempre, 1419 pontos, conseguidos no torneio international em Purmerend (Holanda). A marca anterior, obtida por Roger HOYLE (USA) com 1414 points, mantinha-se desde 2001.


ELZINGA também superou o recorde a 70 metros, perfazendo 358 pontos (dos 360 possíveis).

Os 1440 pontos estão cada vez mais perto. O novo recorde foi conseguido com 63x X10 , 61x 10, 19x 9 e apenas 1x 8 somando o total de 1419 pontos.


É extremamente difícil estar tão próximo da perfeição numa competição com uma duração tão longa e ainda mais fantástico consegui-lo sob tempo de chuva.


Eis aqui o estrato de uma entrevista ao novo recordista, após o término da competição.

  • Quando acordou no Domingo e olhou para fora da janela, o que pensou quando viu a chuva?
Virei-me as costas e pensei em rastejar novamente para a cama.
Só pedi que o tempo melhorasse pois não estava nada animador. Como sempre "obriguei-me a mim mesmo" a ir, pois precisava de mais uma pontuação que me qualificasse para o Campeonato do Mundo de Ulsan, que decorrerá mais tarde, este ano.

  • Como foi o começo do seu tiro?

Não foi muito bom nos 90 metros. Estava uma chuva intensa mas felizmente pouco vento. Apesar da chuva acabei com 348 e senti que podia ultrapassar os 1400 pontos.

Fiquei contente com a melhoria do tempo nos 70 metros. Comecei com três séries de 60 pontos e tive a sensação que poderia obter uma pontuação extraordinária. Atirei bem as três séries seguintes mas começei a sentir pressão com o aproximar do recorde mundial.
Acabei por bater o Anterior recorde por 2 pontos. Estava mesmo nos meus dias!

  • E a seguir?
Depois das primeiras duas distancias percebi que o recorde da prova FITA estava também ao alcance.
Comecei os 50 metros muito forte mas a meio da distância comecei a acusar algum nervosismo e a fazer alguns noves. Respirei fundo e passado algumas séries voltei à boa performance e acabei com 353 pontos o que me deixou com algum à vontade para os 30 metros.

Desde que me lembro que não baixo dos 356 a 30 metros e como o tempo ficou próximo do perfeito comecei a última distancia cheio de confiança.
Não senti qualquer tensão a não ser talvez nas últimas três flechas onde tinha apenas de fazer amarelo. Nunca pensei que pudesse correr mal.
Acabei com um perfeito 360 e por 3x não bati também este recorde.
De qualquer modo 358 pontos a 70 metros e um total de 1419 pontos na prova FITA Round, é suficientemente bom para um dia!

  • Uma performance Fantástica! Quer explicá-la?
Tenho estado a atirei muito bem toda a época. Bater este recorde era apenas uma questão de tempo. Tive uma excelente época de indoor e estou contente de ter mantido a forma. Continuei a treinar de modo idêntico.
Cada vez mais arqueiros estão acima dos 1400 pontos... faz-nos pensar onde será o limite!
Pessoalmente penso que podemos ir mais longe. O equipamento melhora mas também os métodos de treino são diferentes dos anteriores. Pessoalmente sinto-me com margem para evoluir.

  • Obrigado Peter! Mais uma vez Parabéns e boa sorte para o resto da época!

Texto e fotos

Didier Miéville /Dean Alberga
FITA communication

Sem comentários: