segunda-feira, agosto 25, 2008

Ranking Medalhas nos Jogos Olímpicos


No ranking das medalhas obtidas a Coreia do Sul conquistou o maior número com 5 medalhas individuais (Ouro»2, Prata»2, Bronze»1).

Na segunda posição a China com 3 medalhas (Ouro»1, Prata»1, Bronze»1).

Em terceiro lugar, todos com uma medalha a Ucrania (Ouro»1) , Itália (Prata»1), França e Rússia (Bronze»1).

quarta-feira, agosto 20, 2008

Tiro com Arco em Pequim continua!

Boas Notícias!

Para quem gosta dos Jogos Olímpicos a competição pode continuar


No site do Comité Olímpico Internacional pode sentir um pouco da competição num jogo disponibilizado onde o Tiro Com Arco é uma das modalidades.


http://www.olympic.org/fr/games/beijing/sega/segaMiniGame_fr.asp


Divirtam-se, e já agora façam melhor!

sábado, agosto 16, 2008

Ucraniano Viktor Ruban novo Campeão Olímpico

O ucraniano Viktor Ruban venceu a disputa pela medalha de ouro contra o sul-coreano Kyung-Mo Park.

O coreano Park perdeu por 113 a 112, ao fazer um oito na última série, num confronto sido disputado até ao final.

Na disputa pela medalha de bronze, o russo Bair Badenov venceu o mexicano Juan René Serrano por 115 a 110.

sexta-feira, agosto 15, 2008

Chinesa bate Coreana e conquista o Ouro Olímpico

Zhang Juan Juan subiu ao lugar mais alto do pódium ao bater a na final Park Sun Yung por 110 - 109 pontos.
A chinesa quebrou o ciclo de vitórias da Coreia do Sul que durava há vinte e quatro anos, batendo na final a Campeã de Atenas 2004 e uma das grandes favoritas.

No 3º e 4º lugar ficaram outras duas coreanas. Medalha de Bronze Yun Ok-Hee da Coreia do Sul que bateu Kwon Un Sil, a rival Norte Corena.

quarta-feira, agosto 13, 2008

Nuno Pombo eliminado na primeira ronda

Hoje pelas 4h30 de Lisboa, 11h30 de Pequim, o nosso atleta Nuno Pombo não foi capaz de superar o seu adversário o turco Yusuf Ergin.

Nuno começou mal, fazendo dois disparos no sete em cima, para finalmente entrar no amarelo.
Na sua segunda série voltou a encontrar dificuldades, fazendo então três flechas no oito em baixo, o que o colocou a seis pontos do seu adversário, uma distância considerável, à metade da eliminatória.

De seguida foi a vez do nosso atleta reagir, tendo feito vinte e nove pontos e recuperado, na tentativa de re-lançar a eliminatória.

Na última série Nuno voltou a ser melhor, tendo feito vinte e sete contra os vinte e seis pontos do seu adversário, o que no entanto não seria suficiente para dar a volta ao confronto.

O resultado final seria a vitória do Turco (72º lugar do Ranking da FITA) com 106 pontos a 103 do atleta Português (569º lugar do Ranking da FITA)

As pontuações flecha-a-flecha podem ser vistas no Link:
http://www.ianseo.net/Spot/ViewInd.php?toId=5&lang=EN&IndTeam=0&Event=M&Phase=32&MatchNo=116&command=Display

segunda-feira, agosto 11, 2008

Equipe masculina da Coreia vence com Recorde Olímpico

A equipe masculina da Coreia do Sul venceu a Itália na final, estabelecendo um novo recorde Olímpico para 24 fechas e conquistando pela quarta vez a Medalha de Ouro.

As finais e semi finais de equipas foram descritas como " de roer as unhas", tendo sido disputadas até à última flecha no Campo Olímpico de tiro com arco.

No encontro da medalha de Ouro, Coreia e Itália estavam empatados a apenas três flechas do fim quando Mauro Nespoli (ITA) fez sete pontos, entregando a vitória aos Coreanos que venceram por 227-225.

Para Ilário Di Buo (ITA) perder foi como um "flashback" de Sidney 2000 onde a Coreia também derrotou a Itália na final. Di Buo foi o único arqueiro presente de ambas as anteriores equipes.

A medalha de Bornze foi para a anfitriã China, que derrotou a equipe Ucraniana (medalha Bronze em Atenas 2004) por 222-219 pontos.

Previsão de Ki-Sik Lee para os Jogos de Pequim

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS Pequim

Reportagem Agência/AFP



Park Sung-hyun é a atual campeã olímpica e uma das favoritas para o título em Pequim.



O técnico da equipe americana de tiro ao arco, Ki-sik Lee, já consegue ver a equipe sul-coreana feminina com as medalhas de ouro no peito, tamanha é a disparidade de talento e confiança para os outros países. - A equipe da Coreia do Sul está em um nível tão alto que elas sentem que mesmo que errem a primeira tentativa, acertarão na seguinte. É como se fossem adultas atirando com crianças do primário. Ninguém pode batê-las com esse nível de confiança - diz Lee, o Guus Hiddink do tiro com arco, em referência ao técnico holandês de futebol.


As coreanas ganharam todas as medalhas de ouro no tiro com arco desde as Olimpíadas de 1984 em Los Angeles. Park Sung-hyun é a atual campeã olímpica, enquanto Yun Ok-hee tem o recorde mundial de 119 pontos em 120 possíveis na Copa do Mundo da Turquia em Maio passado.


A China perseguiu as coreanas até a última flechada nos Jogos de Atenas, mas as campeãs ficaram com o ouro com um ponto de vantagem. A campeã mundial, a italiana Natalia Valeeva, também pode ser "uma pedra no sapato" na competição individual.

No masculino, uma competição mais acirrada



Quanto aos homens, Lee é um pouco mais contido: - O evento masculino é mais parelho - diz ele, que foi técnico da Coréia do Sul até os Jogos de Atlanta, antes de se mudar para a Austrália e depois para os Estados Unidos. O australiano Simon Fairweather ficou com o ouro competindo em casa sob a tutela de Lee. - A Coreia é a melhor, mas a distância está diminuindo. E estes são os Jogos Olímpicos, então tudo pode acontecer. A pressão vai estar em cima do número um Im Dong-hyun para vencer o primeiro título individual para os coreanos.


O campeão de Atenas, o italiano Marco Galiazzo, e o número dois do mundo, o russo Baljinima Tsyrempilov, são rivais óbvios, mas o australiano Sky Kim e o jovem americano Brady Ellison, de apenas 19 anos, também estão com os olhos voltados para o ouro.

domingo, agosto 10, 2008

Coreia do Sul campeã Olímpica pela 6ª vez consecutiva

Sem surpresas a equipe feminina Sul Coreana ganhou, pela sexta vez consecutiva, o título de campeã Olímpica ao bater na final a China por 224 pontos contra 215.

A forte chuva que se fez sentir não foi obstáculo para que as Coreanas fizessem de novo história. Numa eliminatória anterior esta mesma equipe composta por PARK Sung-Hyun, YUN Ok-Hee e JOO Hyun-Jung, obteve novo Recorde Mundial com 231 pontos ( no máximo de 240)

Nuno Pombo parte da 42ª posição, após o Open Classificativo

12 anos depois de ter obtido o Recorde Nacional de duplo 70 metros com 650 pontos, nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, Nuno Pombo volta a igualar a sua melhor marca.
Desta vez nos Jogos de Pequim obteve os parciais de 324 e 326 pontos.
Esta pontuação, classificou-o em 42º lugar, colocando-o em confronto com o Turco Yusuf Goktug Ergin, 23º classificado.
Tudo está em aberto para as eliminatórias e o nosso atleta já provou ter argumentos para se bater com os melhores.

Ficaremos a aguardar o desfecho da competição com a certeza das capacidades do Nuno em obter um resultado positivo.

BONS TIROS E BOA SORTE!!!

quinta-feira, agosto 07, 2008

Site do Comité Olímpico de Portugal / Pequim 2008

Visitem o site do Comité Olimpico de Portugal e fiquem a conhecer em pormenor a Missão Portuguesa.

Poderão encontrar actualizadas todas as informações referentes aos atletas Portugueses e aos desportos por eles praticados, curriculos, novidades do dia a dia da aldeia Olímpica...

Se quizerem podem aceder directamente à informação do nosso atleta, Nuno Pombo, através do link:


Sugerimos também que enviem uma mensagem de apoio através do Site!



quarta-feira, agosto 06, 2008

Mira de Nuno Pombo danificada no regresso à Aldeia Olímpica

Pequim, 06 Ago (Lusa) –
Um carro da polícia com escolta a fazer o trajecto entre a Aldeia Olímpica e o Campo de Arco de Pequim2008 pode não significar uma emergência: pode ser apenas Nuno Pombo prestes a resolver o problema da mira partida.
O arqueiro português contou hoje aos jornalistas o insólito incidente de que foi protagonista segunda-feira, que causou alguma preocupação nos responsáveis chineses, mas foi resolvido em menos de 24 horas com o recurso a transporte policial e à oferta de uma mira igual usada.
“Depois de um treino à tarde, vinha para a Aldeia Olímpica um bocado cansado com o arco na mão. O segurança disse-me para passar o arco no aparelho de raio-x, eu recusei, mas ele insistiu e a responsabilidade passou a ser dele. Vi o arco subir e ainda o tentei tirar com a mão, mas já era tarde”, disse. Nuno Pombo, que em Pequim2008 disputa os seus terceiros Jogos Olímpicos, depois de Atlanta1996 e de Sydney2000, chamou de imediato um responsável, que o “mandou sentar” para se acalmar.
“Depois tinha 10 chineses à minha volta, logo a seguir mais 10, a darem-me água e a virarem a ventoinha para mim. Eu não queria água... Nenhum falava inglês e às tantas eram uma data de chineses à minha volta”, recorda.
Quando chegou a responsável da aldeia que falava inglês, Nuno Pombo disse-lhe que estes eram os seus terceiros Jogos Olímpicos e nunca lhe tinham partido o arco.
“Disse que não queria dinheiro, não queria qualquer compensação financeira, só queria um arco para treinar”. Os responsáveis chineses procuraram resolver o problema ainda no próprio dia, mas não foi possível, pelo que na manhã de terça-feira foram buscar Nuno Pombo, que uma hora depois já tinha o arco de novo operacional e foi treinar, apesar de não o contar fazer.
“Às 10:00 do dia seguinte, pegaram em mim e levaram-me para o local do tiro com arco num carro da polícia, com escolta especial. Por sorte, arranjaram uma mira usada exactamente igual, que vai ficar para mim. Às 11:00 estava tudo resolvido. Resolveram em menos de 24 horas”, lembra.
Como o que se partiu foi uma haste de carbono, Nuno Pombo limitou-se a substituir esta peça, continuando a utilizar a mira antiga, pelo que o incidente não teve qualquer influência na sua preparação.
Quem nunca mais viu foi o voluntário envolvido no incidente. “O chinês que me partiu a mira pediu-me desculpa algumas 30 vezes. Nunca mais o vi depois disso”.
Notícia Agencia Lusa ** Emídio Simões (texto)