quarta-feira, março 14, 2007

Diário do Mundıal de Sala 2007, por João Freitas (2)


Dia 13/07/2007

8h30m Pequeno Almoço.

"Os amigos são para as ocasiões" e "Os amigos são para sempre!" Mais uma vez se comprova a força inigualável dos provérbios populares.

Há mais de dez anos, tinha eu acabado de fazer os 1300 pontos em campo e fui a um Grã Prix em Montelimar, França. Tal como desta vez o meu arco ficou perdido no aeroporto. A solução que encontrei foi pedir um arco emprestado a um Amigo.

Juan Carlos Holgado, de Espanha emprestou-me o seu 2º arco, e as flechas foram compradas a um Italiano.
Dez anos depois, quando entro no gabinete da FITA para cumprimentar o meu amigo e comento que o meu arco ainda esta perdido eis que ele diz:


- Podes atirar com o meu arco! Eu trouxe-o.Desta vez até flechas eu tinha. Assim foi... levei o arco para a zona de aquecimento e tentei fazer uns tiros de mira antes de ir para o recinto do treino oficial. Apesar das flechas terem mais uma polegada de que o meu comprimento lá afinei a mira e fui para a minha linha, após a inspecção deo equipamento.
Posso dizer que dificilmente podia ter nomes mais sonantes. Como companheiros, no bastidor 19, Victor Vunderlee dos EUA, Badenov da Rússia e Frangilli da Itália.


O treino oficial acabou pelas 13h00 e depois de comer algo fui ate ao quarto descansar um pouco e aguardar pelo reencontro com a minha mala de arco, enquanto decorria a reunião de capitães de equipa.
A cerimónia de abertura decorreu com normalidade. Desfilamos, ouvimos os discursos e fomos embora jantar para ir dormir cedo.

Dia 14/07/2007

7h30m Pequeno Almoço.

8h30 no Terreno de tiro.

O aquecimento começou às 9h30. Após a mudança dos alvos em todos os bastidores começou a prova.

O meu objectivo era ganhar a série no meu bastidor, mas de um modo geral perdia sempre 1 ponto por série. Eu fazia 29 e 28 e os meus colegas 30 e 29 (ou 30 e 30) mas estava a atirar mais ou menos bem, apesar de extremamente nervoso.

As minhas mãos estavam a transpirar de uma maneira incrível e sentia o arco a escorregar. Mesmos assim o tiro estava a sair bem com excepção do alvo do meio em que não conseguia entrar no 10!
Tentei mudar a posição de tiro disparando a 1ª flecha umas vezes o 1º alvo, outras para o 2º alvo. O resultado não se alterou. Para a 8ª série tentei começar pelo o alvo de baixo... 10 pontos. Logo a seguir, sem saber como um Miss à esquerda.

Se já estava nervoso ainda pior e logo a seguir um 6. Nada a fazer as flechas já lá estavam.

Tentei estabilizar e ainda consegui na ultima o meu único 30 da 1ª série. Fechei com 270 pontos.
A 2ª série não foi muito melhor que a 1ª. A competição demorou imenso tempo a recomeçar. Para lá dos 15 minutos regulamentares pelo menos uns outros 15 que não ajudaram à minha ansiedade.
Cada vez tive maior dificuldade em concentrar-me pois todos os meus esforços de ter alguma consistência no tiro estavam a ser em vão. O alvo do meio continuava a ser um problema pois fiz pelo menos 5 tiros no 8 às 9horas, com flechas diferentes e em séries em que as outras flechas eram 10 ou 9. Era dia NÃO!! Acabei com 271 na 2ª volta, o que não me deixou nada contente.
Tenho que confessar que apesar das expectativas serem baixas pensava fazer 565 a 570 pontos (mesmo que isso não fosse suficiente para passar aos 32).

Resultado Final - 54 em 59 participantes.Bem, agora cabeça ao alto e continuar a lutar!
Para mim a competição terminou mas há muito aprender.

À noite aproveitei para acompanhar o meu irmão, na sua qualidade de Presidente da FPTA, em mais uma sessão de trabalho promovida pela FITA sobre o futuro da modalidade e mudanças a efectuar até aos Jogos Olímpicos de 2012.

Sem comentários: