domingo, setembro 10, 2006

Diário Campeonato Europeu 2006 Atenas

Agradecimentos:
Federação Portuguesa de Tiro com Arco: nomeadamente ao Treinador e Presidente, por todo o apoio, força e motivação durante este Campeonato da Europa.
Câmara Muncipal de Viana do Castelo: Pelo disponibilizar de instalações que me permitiram treinar e preparar para este Campeonato.
SOLINCA, Health & Fitness Club: Os resultados obtidos não teriam sido possíveis sem a preparação física feita nos Ginásios SOLINCA de Viana do Castelo e C.C. Vasco da Gama-Lisboa.

09/09/2006 Partida
Daqui a pouco partimos para o Campeonato da Europa de Atenas.
A delegação é composta por:

Carlos Freitas - Presidente , Chefe da Comitiva
Adriano Dias - Seleccionador Nacional

Liliana Cardoso - Compound Feminino

José Resende - Compound Masculino
João Nobre - Compound Masculino

João Freitas - Recurvo Masculino



11/09/2006 Não está chuva nem orvalho, esta um vento do ....
Pela manhã, meia hora de corrida, junto ao mar... muito agradável.
Estivemos a treinar no campo de treinos e está um vento daqueles ideais para uma competição de Windsurf, Kite surf ou mesmo Lançamento de Papagaios!
E nestas alturas que nos convencemos que não somos os únicos a fazer tiros fora do vermelho.

12/09/2006 Treinos oficiais
6AM e lá vamos nos para os treinos oficiais. O pequeno almoço foi bom e dão diminuição da intensidade do vento a partir de hoje.
Pela manhã apenas Recurvos e Compound senhoras. Os Compound homens juntam se a nós daqui a umas horas... Há quem tenha boa vida e possa dormir até tarde.

7AM Chegamos ao Campo de Tiro ainda com a iluminação artificial ligada.
Não restam mesmo dúvidas que estamos numa competição de tiro com arco! Se fosse de qualquer outro desporto teria sido cancelada por excesso de vento! Isto não são lamúrias está mesmo impossivel!


Nota: Segundo as informações o vento era de 50 a 60 km/H



10AM Estamos de regresso ao Hotel depois da inspecção de material feita.
Os Compounds homens estão neste momento a atirar.

2PM Todos de volta ao hotel. Almoço e descanço nos quartos.

6PM Prontos em equipamento completo, fato de treino incluído, para a partida rumo ao campo onde vai ser a cerimónia de abertura.

Desta vez não houve desfile dos atletas mas sim passagem de modelos... mandaram-nos para as bancadas (pelo menos tivemos público!) O escolhido foi o Joao Nobre que desfilou com uma placa a dizer Portugal, Portucalia ou o que e que lá estava escrito...

De seguida esperamos e esperamos. Seguem-se os discursos em grego, mais discursos em grego... e finalmente discursos em Francês e Inglês. Estávamos todos a espera da grande atração anunciada... e esperamos mais um bocado para não variar.

Finalmente entraram no campo, a cavalo uma série de meninas que deram uma voltinha a cavalo, a andar muito devagarinho nao fossem cair e, tarde e a más horas aquilo que esperavamos... a demonstração de Kassai Lajos!

Kassai entra a cavalo, vestido a rigor com um fato mongol e o seu arco. Passa em frente as bancadas e a galope atira para um alvo de 18metros, colocado no centro do terreno. Depois dá a volta e sempre a galope atira várias flechas para uns bastidores colocados a nossa frente. Vários disparos de seguida, nada fácil apesar de muito perto. Uma segunda volta com o mesmo número... e uma terceira volta com o mesmo número! Está feito... vão-se mas é embora!

Conclusão: A cerimónia de abertura podia ter sido melhor... pelo menos deu-nos ideias se organizarmos CE de Juniores no Algarve. Foi sugerido que um burro com um campino em cima a atirar flechas faria o mesmo ou melhor efeito.

O melhor da cerimónia foi mesmo poder ver o campo de tiro sem vento.

9Pm De volta ao Hotel para comer. O breafing do costume e cama, pois amanhã é a sério.

13/09/2006 Competição (Open)

5AM Acordar, 6AM Autocarro, 7AM Campo

O do costume...

8AM Aquecimento

Correu bem e não estava muito vento...

9AM Início do tiro, digo Início do Protesto!

Vemos uma série de arqueiros a juntarem-se no centro do campo, depois mais , mais e pensamos que é para fazer uma foto. Lá vamos nós.

Afinal era um protesto por causa dos horários pois não era necessário tanto tempo para atirarmos "apenas" duas horas depois de chegar ao campo.

9h30AM Início do tiro.

Uma autêntica competição à portuguesa... Assim que começa o tiro o vento dispara que nem um louco. Esteve de maravilha... nem mesmo os craques conseguiram consistência no tiro e era ve-los a desarmar.

A minha primeira volta não teria sido má se não fosse a quinta série com dois Misses. Na anterior fiz um 53 e porque estava muito vento subi 16 lugares, nessa nem sei quantos desci... No final das 36 flechas, com 258 pontos, estava em 71º Lugar.

Na Segunda série atirei melhor e fiz 269 pontos passando para 60º Lugar e concretizando o meu objectivo de passar ao corte dos 64 primeiros.

Atirei no bastidor nº 18, com o Di Buo de Itália, Frankberg da Alemanha e Piatek da Polónia. No nosso bastidor ficámos todos apurados.

A Liliana também passou com 291+287=578 ficando em 32º Lugar. Apesar de todas as senhoras estarem automaticamente apuradas esta pontuação daria o acesso ao corte de qualquer modo, pelo que estamos no bom caminho! Só falta aguardar pelos homens dos arcos com rodinhas...

8h30 PM Finalmente chegaram os nossos colegas. Estavamos já com grande ansiedade mas, neste caso, quem espera sempre alcança!

Ficamos Todos apurados o que é um facto histórico!! O Zé Resende passou em 47º Lugar e o João Nobre em 58º Lugar.

Estamos contentes, nomeadamente depois do esforço necessário, devido as condições metereológicas.

14/09/2006 Dia Livre.

9 AM Vamos para Atenas.

Visitámos a Acrópole, passeamos pelas ruas de Atenas, fomos ao estádio do Panatinaikum, onde foram as finais dos Jogos Olímpicos e assistimos ao render da Guarda Real Grega.

8PM Regresso de Atenas.

15/09/2006 Eliminatórias

7 AM Partida para o Campo.

9 AM Início da competição. Algum vento.

Primeira eliminatória com o quinto classificado. Oleksandr Serdyuk da Ukrania.

Ganhei 102 contra 101. Passei! Valeu a pena o arriscar tudo por tudo. Estou nos 32 primeiros, o dia está ganho!

Segunda eliminatória com o 28º classificado. Romain Girouille da França.

Ganhei 94 contra 92. Passei! Fiz um zero na última flecha mas mesmo assim uma série de 45 pontos, +1 que o meu adversário. No final uma diferença de dois pontos foi uma surpresa positiva e uma recompensa merecida!

Terceira eliminatória com o 21º classificado. Piotr Piatek da Polónia (que já tinha ficado no meu bastidor durante o Open)

Perdi 95 contra 97. Fui eliminado. Não abri bem, talvez um pouco de autoconfiaça a menos pois tinha noção da dificuldade depois de termos atirado juntos, talvez ainda pela maneira como fechei a eliminatória anterior. Na primeira série fiz 44 contra 50, perdendo logo 6 pontos. Na segunda série mentalizei-me que tinha que fazer 56. A segunda flecha foi um 5 mas no final fechei com 51 pontos, recuperando 4 dos pontos perdidos.

Conclusão: Resultado mais que positivo! Fiquei em 15 lugar em 91 participantes, a melhor classificação em recurvo num Campeonato da Europa e a sensação de poder fazer melhor.

A Liliana perdeu na primeira eliminatória e ficou em 35º lugar o que é também uma boa classificação.

Os compounds Homens atiraram de tarde. O João Nobre esteve muito bem, apesar de atirar contra um forte adversário, Dejan Sitar, ficando a apenas 2 pontos de diferença e subindo na classificação geral para 42 lugar.

O José Resende passou a primeira eliminatória, sendo depois eliminado por um Suiço, na segunda eliminatória, após um segundo tiro de desempate.

A sua pontuação foi das melhores tendo subido para o 17º lugar.

16/09/2006 De volta a Atenas, Resultados Finais, Jantar de encerramento.

6AM O José Carlos Resende Regressou a Lisboa.

9AM Fomos para Atenas e aproveitamos para visitar alguns museus e fazer umas compras.

« Arco e aljava com flechas - Museu Militar

Icones Religiosos - Museu da arte Bizantina »

2PM Não há transportes para o campo pelo que decidimos ficar em Atenas.

6PM De volta ao Hotel.

8PM Jantar de Encerramento.

Finalmente "Fiesta". Local Clube de Golfe. O vinho tinto era bom, a noite estava agradável, a música e o ambiente Fantástica.

17/09/2006 Regresso a Lisboa

9h30AM Mergulho nas águas do Mediterâneo.

O dia está bonito e com menos vento, pelo que decidimos ir até à praia. A água é transparente e a boa temperatura.

12h45AM Lá embarco para o Aeroporto. O resto da equipe partirá depois.

11PM Chegada a Lisboa... Finalmente!

Estamos todos de Parabéns! Os resultados finais podem ser vistos em http://www.toxovolia.org/athens2006/results.htm

Sem comentários: